terça-feira, 7 de abril de 2020

AUXÍLIO EMERGENCIAL, COMO RECEBER

A Caixa Econômica Federal apresentou nesta terça-feira (7) o site e o aplicativo para que informais, MEIs e contribuintes individuais do INSS possam se cadastrar para receber o auxílio emergencial de R$ 600 mensais por três meses. 


Beneficiários do Bolsa Família 
Quem já recebe o Bolsa Família não precisa se cadastrar para receber o benefício. Os trabalhadores que se enquadrarem nas regras receberão o auxílio individual pelo mesmo meio em que recebem o Bolsa Família. Os trabalhadores receberão o benefício que for mais vantajoso. Pagamentos seguem o calendário do Bolsa Família: primeira parcela nos últimos dez dias úteis de abril segunda parcela nos últimos dez dias úteis de maio terceira parcela nos últimos dez dias úteis de junho 





Trabalhadores inscritos no Cadastro Único 

Os inscritos no CadÚnico, mas que não recebem o Bolsa Família, também não precisarão se inscrever. Para quem tem conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa: primeira parcela em 9 de abril segunda parcela entre os dias 27 e 30 de abril; terceira e última parcela entre 26 e 29 de maio. Para quem não tem conta nesses bancos: primeira parcela em 14 de abril segunda parcela entre os dias 27 e 30 de abril; terceira e última parcela entre 26 e 29 de maio. 

Demais trabalhadores 



Os demais trabalhadores que se enquadrem nas regras para receber o benefício deverão se cadastrar pelo aplicativo ou pelo site (preferencialmente). Quem não tiver acesso à internet poderá se cadastrar nas agências da Caixa e casas lotéricas. primeira parcela em até cinco dias úteis após o cadastro, iniciando em 14 de abril; segunda parcela entre os dias 27 e 30 de abril; terceira e última parcela entre 26 e 29 de maio. 

Contas digitais gratuitas 


Os beneficiários do auxílio, exceto os que recebem o bolsa família, irão receber os pagamentos em suas contas bancárias. Para quem não tem conta atualmente, a Caixa Econômica Federal vai abrir contas digitais gratuitas. Essas contas vão permitir que os beneficiários façam pagamentos de contas de consumo e transferências gratuitamente. Inicialmente, não será possível fazer saques dessas contas. Para saque em dinheiro, a Caixa vai estabelecer um cronograma posteriormente, segundo o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

FONTE:G1